Metrô de Buenos Aires (Subte)
O metrô de Buenos Aires, mais conhecido como Subte, foi inaugurado em 1913, tornando-se o primeiro sistema de transporte subterrâneo de todo o hemisfério sul.
Embora para muitos portenhos o metrô seja a melhor maneira de percorrer Buenos Aires, do ponto de vista turístico falta uma rede mais extensa, pois há áreas onde não passa nenhuma linha.
Linhas do Subte de Buenos Aires
O Subte é formado por 6 linhas e 85 estações.
- Linha A (celeste): Plaza de Mayo-San Pedrito.
- Linha B (vermelha): Leandro N. Alem-Los Incas.
- Linha C (azul): Retiro-Constitución.
- Linha D (verde): Catedral-Congreso Tucumán.
- Linha E (roxa): Bolívar-Plaza de los Virreyes.
- Linha H (amarela): Las Heras-Hospitales.
Premetro
O Premetro é uma linha de bonde de quase 8 quilômetros de longitude que é administrada como parte da rede de subterrâneos. Algumas das estações estão conectadas com as linhas do subte e o preço das passagens é o mesmo.
Horário
O funcionamento do Subte de Buenos Aires começa às 5:00 da manhã e finaliza entre as 21:00 e 23:00 horas, dependendo da linha.
Os trens têm uma frequência que varia entre 3 e 8 minutos, dependendo da linha e da hora.
Tarifas
Uma passagem simples do Subte (Subtepass) custa ARS125 (US$0,10). É possível comprar passagens para 1 ou 10 viagens, mas a tarifa não é reduzida se você comprar várias passagens ao mesmo tempo.
Para utilizar o transporte público, é necessário adquirir o Cartão SUBE.
Conselhos
Antes de entrar na estação é importante conferir a direção para a qual você deseja ir, já que as plataformas de algumas estações não estão conectadas.
Como em outras grandes cidades, muitos ladrões decidem deixar os turistas que viajam de metrô sem seus pertences. Para evitar se tornar mais uma vítima, é necessário ter extrema cautela, não ficar perto das portas e manter todos os seus pertences ocultos e sob controle em todos os momentos.