
San Telmo
San Telmo, um dos bairros mais antigos e tradicionais de Buenos Aires, é uma testemunha impassível de grande parte dos fatos transcendentais da história da cidade.
San Telmo é um bairro boêmio, ideal para ser conhecido caminhando, curtindo seu ambiente acolhedor enquanto conhecemos o passado da cidade.
O passado de San Telmo
San Telmo foi habitado pelas famílias mais ricas da cidade até que, em 1871, uma epidemia de febre amarela assolou a zona e os sobreviventes se deslocaram para o norte da cidade.
Depois da fuga das famílias abastadas, os imigrantes europeus aproveitaram as edificações coloniais e se amontoavam nos chamados “conventillos”, onde as famílias viviam em péssimas condições em pequenos quartos.
Enquanto o norte enriquecia, San Telmo chegou a um ponto de decadência muito elevado, por isso chegou a ser cogitada sua demolição. Em 1979, foi criada a feira de antiguidades da Plaza Dorrego e eles acabaram decidindo conservar o importante patrimônio arquitetônico da zona.
Lugares interessantes em San Telmo
O coração de San Telmo é formado pela Plaza Dorrego, a mais antiga da cidade depois da Plaza de Mayo. A cada domingo a praça se torna o cenário de uma peculiar e interessante feira de antiguidades.
San Telmo é um dos bairros mais bem conservados da cidade e está repleto de lugares interessantes, como o Zanjón de Granados, o Museu Penitenciário, ou lugares tão curiosos como a Casa Mínima, que, com 2,50 metros de largura e 13 de comprimento, é a casa mais estreita da cidade.

Transporte
Metrô (Subte): San Juan e Independencia, linha C.
Lugares próximos
Museu de Arte Moderna de Buenos Aires (MAMBA) (194 m) Zanjón de Granados (421 m) Manzana de las Luces (1.1 km) Museu da Cidade (1.1 km) Monserrat (1.4 km)